Laminação Soft Touch: todos querem tocar
- hoshiyarai
- 7 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Você sabe o que é laminação? É uma camada que se aplica no final do processo de impressão, para proteger ou agregar valor ao impresso. Não confundir com aplicação de verniz, que também enobrece o material.
- Aplicação de verniz: pode ser localizada ou total, fosca, brilhante, lixa, aromático, flocado, com gliter, fosforecente, etc, etc. A aplicação de verniz não impede que o impresso se rasgue, e não altera a gramatura do papel utilizado.
- Laminação: somente com cobertura total do impresso. Pode ser metalizada, BOPP fosca ou brilhante, anti scuff, soft touch, imitando fresnel, holográfica, etc, etc. A laminação protege o impresso (se você quiser saber se algo está laminado, tente rasgá-lo. Um impresso laminado oferecerá resistência ao ser rasgado), e também não altera a gramatura do impresso.
Voltando ao soft touch, você já pegou um livro e sentiu a capa como se fosse um pêssego? Uma sensação macia e suave, irresistível? Então você já tocou uma laminação em soft touch.
Exemplos no mercado:

Um dos usos mais recorrentes é em impressos ligados a temas sensuais, mas seu uso nas mãos de um designer criativo é ilimitado.
Eu tive a oportunidade de criar um marca páginas para uma coleção de livros de colorir para adultos, e fiz uma mescla de soft touch com verniz localizado alto brilho, para dar um contraste e um realce nas capas. O resultado foi este:

Nas áreas de grafismo eu coloquei o verniz alto brilho localizado, e no resto a laminação soft touch. Não teve uma pessoa que pegasse o marca página e não abrisse um sorriso ao sentir o soft touch em ação.
Uma parte do impresso foi feita sem o soft touch para ser distribuída em eventos literários para crianças (que são vidradas em marca páginas). Para manter a impressão de suavidade, fiz um fundo em gradação tonal para contrastar com as áreas de verniz.
O VALOR: encontrar uma gráfica que trabalhe com verniz localizado e laminações variadas não é muito simples. E o valor final vai depender de muitas variantes: se você quer agregar valor ao trabalho, obviamente você terá de aumentar a quantidade impressa, ou de repente trabalhar com um papel diferente para compensar os custos. Tudo vai de você saber encaixar. Fazer apenas uma parte com a laminação e outra sem também pode ser uma alternativa. Converse com o seu gráfico até que não restem dúvidas, e deixe bem claro o limite do seu orçamento.
Moral da história: para impressos especiais, pense em variações de laminações e verniz. O soft touch sempre causa uma excelente impressão, e quando você coloca em uma balança o orçamento e o resultado, verá que vakleu muito a pena :)
CONTATOS: para quem quer conhecer mais sobre os tipos de laminações do mercado, a UV PACK é uma excelente pedida; são muito atenciosos e gentis.
Comentarios